Autossabotagem: atraso de vida
Tudo vira frustração, pois mesmo com tudo no papel, o ano novo chega e simplesmente não conseguimos realizar nada disso. Por quê?
A autossabotagem acontece quando a mente luta contra você. Ela cria obstáculos que impedem a realização de tarefas ou planos, compromissos, metas, sonhos e objetivos. Esses comportamentos são autodestrutivos e acabam por frear o seu desenvolvimento em diversas áreas da vida.
Sabemos o que deve ser feito, inclusive como fazer, mas ao mesmo tempo que queremos mudanças e atitudes, nosso inconsciente ainda não está preparado para isso.
Exemplos de autossabotagem:
Só mais 5 minutinhos: Este é um exemplo de autossabotagem. Você sabe que deve acordar pela manhã e ir trabalhar. Mas, você não gosta de acordar cedo, então fica “enrolando” até não ter outra escolha a não ser levantar e sair.
Só hoje posso tomar um refrigerante: Outro exemplo é quando você define uma dieta onde um refrigerante, salgados e doces devem ser evitados. Mas, quando sai com amigos, você simplesmente passa por cima dessa regra e de certa forma, “atrasa” seu planejamento de dieta.
Depois eu faço: A procrastinação é líder na autossabotagem. Você sabe que precisa estudar para aquela prova da faculdade, mas vem os amigos e te chamam para jogar bola. A consequência você já sabe, o dia termina e os livros continuam fechados.
Existe solução para a autossabotagem?
Como muita coisa na vida e nos processos de desenvolvimento, a autossabotagem é um comportamento repetido de forma frequente e espontânea. Tudo o que se torna hábito, fazemos de forma inconsciente.
Por mais difícil que seja acordar cedo, fazer regime ou estudar para alguma prova, a autodisciplina e muita força de vontade é a única solução para a pessoa parar de se autossabotar, mesmo que precise da ajuda de algum profissional.
Conheça-se.
Tudo fica mais fácil quando se conhece seus anseios, medos, desejos e dificuldades. Quando cada um consegue identificar e trabalhar suas limitações, é como se organizasse a casa, separando o que é útil e o que não serve mais.
Defina seus objetivos.
Após conhecer seus desejos e trabalhar suas limitações. Trace metas diárias de atividades que você julga importante. Defina horários específicos e lugares para a execução de cada atividade, mas lembre-se de não forçar a barra. Comece devagar, se o objetivo é estudar para algum concurso, comece por estudar 30 minutos por dia, e vá aumentado o tempo até chegar ao tempo que julga necessário por dia. Isso é um plano de ação.
Não deixe para depois o que você pode fazer agora.
Logo após definir seu objetivo e plano de ação, coloque-o para funcionar! Encare as atividades como um caminho a ser percorrido em direção ao seu sonho. Não com pressões ou obrigações, mas busque fazer tudo de forma motivada, pensamento positivo e foco.
Enfim, a autossabotagem distancia você dos seus sonhos. Se você está percebendo que nunca consegue começar algo ou até mesmo não consegue terminar nada que começa, então é melhor fazer uma reflexão e perceber se você não está se auto-sabotando. Não importa a velocidade para alinhar as coisas, o importante é você saber para onde está indo.
Fonte: http://www.administradores.com.br
Telefone
(11) 98780-1743
Endereço
AV. Anchieta 173 conj 118 - Campinas