AGECEF/CP

Renata: gestora, mãe, exemplo!

Esposa, filha, amiga, profissional e mãe. Parece muito? Não para a associada Renata Martins de Assis Burim. Aos 50 anos, a gerente geral da agência de Cosmópolis – SR Campinas, consegue ser tudo isso: é casada e mãe de dois “maravilhosos e abençoados filhos” Davi, de 17 anos, e Rafael, de 10. Na contramão das comuns queixas por falta de tempo às tarefas do dia a dia, mulheres como ela vem deixando de serem exceções. Em entrevista especial ao Nossa Voz, a tecnóloga em Processamento de Dados, especialista em Finanças Empresariais com MBA em Gestão de Relacionamento com o Cliente, confessa que não é fácil, mas mostra que, sim é possível, dar conta do recado e ainda manter um belo sorriso no rosto. Por isso, a AGECEF/CAMPINAS a selecionou para homenagear suas associadas que, além de profissionais extremamente competentes, também são gestoras de suas famílias e de seus lares.

Meu ingresso na CAIXA - Cresci vendo meu pai, hoje, aposentado, trabalhar no banco. Foi a inspiração que me conduziu a ingressar na Empresa e lá construir a minha carreira. Minha mãe deu todo o suporte nessa decisão. Hoje, pouco mais de 27 anos depois (ingressei em dezembro de 1989), sinto-me realizada.

Minha trajetória profissional - Assumi na agência Sumaré, onde residia e resido até hoje. Logo, houve o Plano Collor, que foi um grande desafio e oportunidade de demonstrar meu comprometimento e envolvimento à minha chefia. No estágio probatório, substituí a supervisora que supriu as férias do Gerente Geral. Depois, surgiram novas oportunidades que eu “abracei”. Após dois anos e oito meses, em agosto de 1992, assumi a minha primeira função efetiva como supervisora na agência Sumaré. A partir daí, me tornei gerente, gerente de relacionamento e, em novembro de 2004, fui promovida a gerente geral na agência Monte Mor/SP. A seguir, fui gerente geral de várias agências. Com experiências profissionais muito produtivas, enriqueci a minha rede de relacionamentos, fazendo novos amigos e aprendendo com cada um deles na minha jornada dentro da CAIXA.

Sim! Sou mãe, sou gestora! - Sempre procurei conciliar a vida profissional com a maternidade, ambos são bênçãos de Deus. Filhos são heranças do Senhor, tesouros de nossas vidas. As dificuldades nos fazem aprender e crescer.

Conciliar o tempo entre ser mãe e profissional - Acredito que mais importante à quantidade é a qualidade. Sei que o maior problema é a disponibilidade de tempo com meus filhos e meu esposo, mas sempre procuro, após o término de mais um dia de trabalho, chegar em casa e “brincar” com eles: sentar no chão, jogar, ir ao cinema, conversar e explicar a importância do trabalho. Também, sempre contei com a ajuda dos meus pais maravilhosos. Meu pai ainda me auxilia. Ele tem 80 anos e, muitas vezes, é quem leva meus filhos a lugares que não consigo acompanhá-los pelo horário de expediente. Minha mãe faleceu há um ano e sempre dedicou todo o amor e o carinho a eles, que foram importantíssimos ao crescimento e desenvolvimento dos meus filhos.

Ser mãe mudou minha vida profissional - Ser mãe nos deixa mais sensível e completa. É uma felicidade imensurável. Acredito que nossa sensibilidade e alegria nos motiva ainda mais para o desempenho profissional.

Minha mensagem às gestoras mamães - Acreditem que podemos marcar a vida de nossos filhos. Desenvolvam suas atividades com amor. Ao retornar para casa, aproveitem cada minuto, valorize cada momento e as pequenas coisas que serão muito importantes ao desenvolvimento e formação do caráter deles.

Não queiram compensar suas ausências com presentes e dando tudo a eles. Quem ama educa e os “nãos” da vida fazem parte da educação e crescimento de nossos filhos. Assim, com certeza, eles conseguirão enfrentar melhor as dificuldades e obstáculos futuros. Somos um espelho a eles e tudo o que fizermos tem que refletir valores que norteiem os caminhos que trilharão.

Ensino e educo que o grande alicerce de nossas vidas é Deus: “ensine a criança no caminho que ela deve andar e quando for jovem, não se desviará dele.” Nossos filhos são como flechas, precisamos dar a direção. Certamente, no futuro, atingirão o alvo.

Ser mãe nos deixa mais sensível e completa. Nossa sensibilidade e alegria nos motiva ainda mais para o desempenho profissional.


Telefone

(11) 98780-1743


Endereço

AV. Anchieta 173 conj 118 - Campinas